Alpinista Cristiano Müller conta porque vive na Mantiqueira

Gente da Montanha


Por Ana Mattos em 06/02/2020 às 16:42 hs

Alpinista Cristiano Müller conta porque vive na Mantiqueira
Foto Publicação: Alpinista Cristiano Müller

O DESTINO MANTIQUEIRA entrevistou o alpinista profissional Cristiano Müller, que trocou o mundo corporativo por um novo estilo de vida em Santo Antônio do Pinhal/SP. Confira, inspire-se e quem sabe você também decida virar “gente da montanha”.

Quem é Cristiano Müller?

Ex-executivo de multinacional, alpinista profissional, fundador, palestrante e consultor da empresa ‘’No Topo do Mundo Expedições & Consultoria”.

Alpinista Cristiano Müller

Como você foi parar na Serra da Mantiqueira?

Nasci e vivi no Rio Grande do Sul até 2001, quando por circunstâncias do meu trabalho, mudei para Taubaté – no Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Mantiqueira.

Logo que cheguei, fui visitar a badalada Campos do Jordão. No caminho, decidi fazer uma parada em Santo Antônio do Pinhal, cidade que me cativou por sua natureza encantadora, seus acolhedores restaurantes e, principalmente, pela simplicidade e amabilidade de sua gente.

Desde então, por 15 anos frequentei assiduamente a cidade. Em 2015, depois de 20 anos atuando no mundo corporativo, decidi tirar um ano sabático para realizar um projeto batizado de “No Topo do Mundo”. Tive a oportunidade de escalar algumas das montanhas mais altas do planeta, culminando com a conquista do Everest.

O que mudou na sua vida após o projeto?

Após um ano de expedições em lugares como Nepal, Tanzânia, França, Itália e até nos confins do Alasca, posso afirmar que essa experiência me fez ansiar por uma vida com mais significado. Mais simples e, ao mesmo tempo, mais completa. E para mim, a vida em meio às montanhas e em contato com a natureza, nos proporciona de uma forma muito intensa, a oportunidade de vivermos desta maneira.

Assim, após a conclusão do projeto, devo confessar que passei a ver o mundo de uma forma diferente. Foi então que me mudei definitivamente para Santo Antôniodo Pinhal em setembro de 2016.

O que representa hoje morar na Mantiqueira?

A oportunidade de viver plenamente da forma que escolhi, e que me proporciona uma conexão maior com a natureza, comigo mesmoe até, de certa forma, com Deus. Também me orgulho de viver em uma região que está considerada como o 8º ecossistema mais rico do mundo em biodiversidade e que possui uma das maiores reservas de água mineral do planeta. Além de toda a riqueza cultural das pessoas que vivem nela, sejam aquelas nativas da regiãoou as que a povoaram ao logo dos últimos anos.

Qual a sua dica para quem vive estressado?

Existem várias possibilidades de lidarmos com o stress do dia a dia. Atividades relaxantes, de meditação e/ou oração, prática de esportes ou de um hobby que traga satisfação e bem-estar à pessoa, são dicas corriqueiras neste sentido. Particularmente, estar em meio às montanhas, viajar e a prática eventual da culinária, são atividades que me ajudam enfrentar estes momentos.

O que faz exatamente a sua empresa?

Após a conquista do Everest, inicialmente retomei a minha carreira corporativa na mesma empresa que trabalhava antes do início do projeto.Entretanto, depois de um ano, decidi tomar novos rumos profissionais e fundara “No Topo do Mundo Expedições & Consultoria”.

Desde agosto de 2017, me dedico em tempo integral à empresa –na qual exerço as funções de palestrante, consultor líder de expedições de montanha.

Em pouco mais de dois anos de atividade, foram realizadas mais de 60 palestras, atingindo um público aproximado de 6 mil pessoas, em vários lugares do Brasil e do mundo. Também lideramos, com sucesso, expedições de alta montanha guiando mais de 100 pessoas em quatro diferentes países, sem que houvesse qualquer acidente ou ocorrência que pudesse comprometer a segurança de nossos clientes.

Nossa missão é: “Inspirar, estimular e apoiar a um número cada vez maior de pessoas e organizações a alcançarem os seus sonhos e metas, seja nas montanhasou nas escaladas da vida”.

Deixe um recado sobre “ser feliz”.

Gosto muito de uma citação que diz: “Sucesso é conseguir o que você quer. Felicidade é querer o que você já conseguiu.” Acredito que todos podemos ser felizes com muito pouco, desde que valorizemos e tudo o que possuímos. Obviamente que isso não nos impede de ambicionarmos outras coisas em nossas vidas, lembrando sempre que a felicidade está no caminho e não no objetivo em si.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por milhares de pessoas diariamente

Cadastre-se agora em nosso portal e divulgue sua empresa. É grátis!